Dicas de Como jogar Dominó

Para quem gosta de jogos tradicionais, aqui ficam as instruções do Dominó.



Como Jogar Dominó



Existem muitas maneiras de jogar dominós. A mais comum é a seguinte:

Vire todos os dominós com a face para baixo e misture-os.

Cada jogador tira à sorte 5 dominós e coloca-os em pé, na sua frente, de modo que os seus adversários não vejam a face dos mesmos. Os restantes dominós ficam na mesa.

O jogo joga-se pela esquerda.

Cada dominó está dividido em 2 partes, ou extremidades, cada uma delas contendo um número de pintas. Um dominó duplo contém extremidades iguais (6-6, 5-5, etc.), e o jogador que tiver o dominó duplo com o maior número de pintas coloca-o no centro da mesa para dar início ao jogo. Se não for tirado nenhum dominó duplo, todos os dominós voltam à mesa, são de novo misturados e retirados.

O segundo jogador tenta, então, fazer corresponder um dos seus dominós com a extremidade ou lado do dominó duplo. Por exemplo, se o primeiro dominó jogado for um duplo quatro, o segundo jogador deve jogar qualquer um dos seus dominós que contenha quatro pintas numa das extremidades. O jogador seguinte pode jogar para o duplo quatro, ou pode tentar o extremo do dominó do segundo jogador. Aos brancos correspondem os outros brancos.

Só se pode jogar um dominó de cada vez.

Os dominós são colocados longitudinalmente, excepto no caso dos dominós duplos.

Se um jogador, na altura de jogar, não tiver nenhum dominó que possa corresponder com um dos extremos livres de uma fila, tem de tirar à sorte dos dominós extra que se encontram na mesa um que lhe permita jogar. Caso retire da mesa o último dominó e continue sem poder jogar, passa e tenta novamente na próxima jogada. Um jogador deve jogar o dominó que lhe for possível fazê-lo. As duplas são sempre colocadas transversalmente, no extremo do dominó a que vai corresponder. Desse modo existirão duas novas direcções nas quais se podem colocar dominós.

O jogo continua até que um dos jogadores acabe todos os seus dominós, ou até quando nenhum possa jogar. Se não se puderem fazer mais jogadas e, todos os dominós já tenham sido retirados, o jogador sem dominós, ou aquele que tiver o menor número de pontos nos dominós que lhe restam, é o vencedor.

Existem também variantes de dominós com imagens e formas, e com bonecos, para crianças. As possibilidades são infinitas, mas as regras são sempre as mesmas.


E para quem quiser aqui fica uma versão pronta para imprimir:

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

 
Publish By TECHNONEWS24