Como usar sua TV como um monitor de computador

Por: Almada Negreiros

Por muitas vezes eu olhei para minha televisão de 32’’ e pensei, por que eu não posso simplesmente ligar meu computador nesta coisa e jogar meus jogos de PC em uma tela imensa? Eu imaginei que seria melhor do que comprar um monitor enorme por uma tonelada de dinheiro, certo?

Bem eu pesquisei e isto pode ser feito, mas há algumas limitações que, no final, podem não fazer valer a pena. Eu explicarei mais tarde neste artigo.

Identifique as conexões de entrada de sua TV. A maioria das TVs hoje em dia tem três tipos básicos de entrada. Você tem sua entrada de cabo co-axial, o mesmo que sua caixa de cabo ou satélite, uma entrada múltipla de RCA (as entradas amarela, vermelha e branca) e um conector de S-vídeo. Televisões mais novas podem ter entradas de Vídeo Componente, DVI, VGA ou HDMI, mas as listadas acima são mais comuns.
Identifique as saídas do seu computador. Hoje em dia os fabricantes de computador estão adicionando saídas compatíveis com TV em seus produtos para que seja fácil de ligar rapidamente. Em particular o S-vídeo parece estar aparecendo em mais e mais computadores. Na maioria das vezes você irá encontrar a saída VGA normal à qual o monitor comum se conecta. Os computadores multimídia mais novos de um futuro próximo irão provavelmente ter todas as saídas de alta definição que conectam diretamente à sua TV, mas por agora nós iremos lidar com o que a maioria das pessoas tem tanto para computadores quanto para televisões.
Encontre o adaptador apropriado para suas conexões. Você pode precisar comprar um adaptador para que você possa ligar o computador à TV. Estes têm um adaptador VGA em uma ponta e (geralmente) uma seleção de conexões na outra (S-vídeo, composto RCA e Componente). A vantagem destes é que você pode levar de TV para TV e você estará apto a ligar à todas elas. Eu recomendo muito um adaptador sem fio. Ele custa um pouco mais mas vale a pena para não ter uma grande confusão de cabos e não manter seu computador perto da sua TV.
Conecte seu computador à sua TV. Se você tem uma saída compatível com TV no seu computador, como uma saída de S-vídeo, simplesmente pegue um cabo de S-vídeo e conecte ele ao seu computador e à sua TV. Se você não tem, então ligue a ponta VGA do seu adaptador ao seu computador e use o cabo RCA, S-vídeo ou Vídeo Componente para ligar à sua TV. Depois de você ter feito todas as conexões, assegure-se de que você está na entrada de vídeo correta da TV. Pressione o botão de entrada na sua TV ou controle remoto até que você veja o sinal do seu computador.


Agora, aqui é onde você pode ficar um pouco desapontado. O sinal de vídeo normal da sua TV é chamado NTSC (PAL se você vive na Europa). Este sinal é diferente do gerado pelo seu computador. Computadores usam sinais medidos por pixels: 320x200, 320x240, 640x480, 800x600, 1024x768, 12800x1024 ou 1600x1200. a maioria das TVs pode conseguir apenas 500 linhas de resolução, em computadores isto é como 500 pixels verticais. Os amplificadores de vídeo nas televisões também não conseguem lidar com resoluções mais altas. Então quando você junta estes fatores você fica com uma resolução máxima de 640x480.

Esta não é a pior coisa do mundo porque você pode jogar jogos e ver vídeos em resoluções mais baixas sem problemas. É só que você nunca irá chegar perto da resolução que o monitor do seu computador lhe dará. Tenha cuidado com alguns adaptadores que dizem lhe dar mais que 640x480, eles apenas reduzem a qualidade do sinal de televisão original para compensar.

Você pode comprar um adaptador para uma HDTV que irá lhe dar resoluções mais altas mas você precisa de uma HDTV e de um adaptador que geralmente custa 2 a 3 vezes mais do que o adaptador padrão. Seja qual for a maneira que você escolher, não é difícil usar sua TV como um monitor de computador se você seguir os passos acima.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

 
Publish By TECHNONEWS24